quinta-feira, 9 de junho de 2011

Texto

Atividade.3.4_Reflexão sobre aprendizagem

Ao finalizar as etapas do eixo 3 do módulo IV percebe-se a grande importância de cada atividade realizada, através de estudos dos textos, vídeos , debates e relatos. Foi uma experiência muito valiosa que contribuiu para a aquisição de meus conhecimentos. Quanto o mapa conceitual e mais um método muito importante e dinâmico e útil que nos auxilia na ordenação e sequencia cão dos conteúdos que queremos aplicar . Este método só conhecia mais não como trabalhar em relação ao papel das tecnologias no desenvolvimento PITEC foi muito gratificante, porque os alunos realizam muitas pesquisas, tais como meio ambiente quanto os lixos sua durabilidades muitas outras descobertas realizadas pelos aluno . Não importa a idades destes alunos para os tamanhos de suas descobertas. Percebe hoje que a escola detentora da transmissão de um certo conjunto organizado de informação, diante de uma clientela que tem acesso a informações de origem e qualidade altamente discutíveis de maneira fragmentada, veloz e prazerosa o professor não detém sozinho o saber cada etapa vai construindo uma nova aprendizagem.

Memorial reflexivo

Memorial Reflexivo

No decorrer do curso, aprendi com os estudos e leituras realizadas, orientações recebidas e discussões contribuíram para a aquisição e ampliação de meus conhecimentos sobre esta metodologia de trabalho. Criei meu blog , postei minhas atividades , interagi com os colegas do curso aprimorei os mecanismo à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
Tive bastante dificuldades em tudo que foi de novidade nos módulos, pois conciliar o tempo de estudo do curso com o trabalho, postar atividades , criar e alimentar blog. Mas sob a orientação da tutora e com o auxilio dos colegas e na pratica pedagógica , fui superando as duvidas e dificuldades encontradas .
Todo esse processo de estudo, realizações atividades e pratica tecnológica proporcionou muitas mudanças significativas no preparo das minhas aulas no dialogo com os alunos e demais professores interagimos e elaboramos projetos juntamente com os alunos e desenvolvemos as atividades executadas na unidade escolar com interação dos demais professores.
O meu desempenho pedagógico em relação as tecnologias vem desenvolvendo gradativamente. Antes eram mais difícil utilizar esses recursos tecnológicos em sala de aula . Pois a escola não se dispunha de ferramentas suficientes para os alunos e nos não estávamos preparados com essas novas tecnologia . Com Tic aprendi novas tecnologias e conheci diversas ferramentas que possibilitam a pratica pedagógica mais atrativa e motivadora ,tanto para os alunos quanto para nos professores.
O curso veio trazer independência a nos professores quanto ao uso das tecnologias na escola. Passamos usar mais as mídias no nosso planejamento; maior interatividade na sala de aula com os alunos; professores trabalham de forma colaborativa e interdisciplinar com o uso das tecnologias. E algo que vem aumentar as chances do educador desenvolver um trabalho com praticas inovadoras , promover uma maior qualidade no ensino e apropriação das mídias para enriquecerem o seu fazer pedagógico.


Adaides Facundes Souta Barreira
16/05/11

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Água Fonte De Vida

Olá pessoal, sou o Thiago Costa Lira aluno do 5ª ano "A", da Escola Estadual José Costa Soares.Com muito praser vou fazer um pequeno comentário sobre o projeto que está sendo realizado nesta unidade escolar,com permição de minha professora que sedeu o blog dela ok.
Na nossa escola, surgiu um novo projeto chamado "Água Fonte De Vida".O projeto tem o objetivo de concientizar os alunos a não desperdiçar água.O trabalho começou; Eu e os outros alunos e servidores comesamos a passar de sala-em sala apresentando o projeto com gravuras
e cartazes explicando para os demais alunos da escola a importância de estarmos empenhado nos trabalhos de consientização e como seria o mundo se não ouvesse água no planeta.
Os alunos viram que era realidade e comessaram a não desprdiçar água no bebedouro.Depois do projeto em ação os professores nos levou ao alcance da poluição de lago próximo da escola chamado GUARAZINHO.Agradeço os professores que contribuiram para o projeto:Adaídes, Raimunda,Francisca,Maria Gomes, Rosa e gestora Anaílza Fagundes Xavier.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Depoimento de aluno

Depoimento de alunos do 5ª ano.
Eu sou a Lorena aluna do 5ª ano, vou escrever um pouco do que eu aprendi sobre o projeto: Água , fonte de Vida. Aprendi que todos nos devemos cuidar da água por que se não em 2070
Não haverá mais água. Ao realizar os trabalhos juntamente com a professora passei entender quanto e importante cuidar deste bem tão precioso que nem um ser vivo é capaz de sobreviver sem ela , foi muito bom passamos observar quanto nos gastava água no momento do recreio gosto desnecessário, sem limite , espero que meus colegas tenha aprendido a economizar água. Professora valeu , junto vamos plantar mais uma sementinha.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O peixinho azul

Este texto foi trabalhado com os alunos em sala de aula, foi dramatizado bem divertido.


O peixinho azul

Peixinho Azul vivia feliz com sua família.
Nadando nas águas verdes e azuis do mar, brincava com outros peixinhos coloridos.
Peixinho Azul ajudava seus pais a cuidar da casa e do jardim.
À noite, ouvia as histórias que a vovó contava sobre a Baleia Azul. Aprendia que ela era grande e que se alimentava de plantas e pequenos animais marinhos.
O Peixinho Azul sentia medo da Baleia Azul, por isso a mamãe e o papai peixes sempre lhe diziam para não sair de casa sozinha.
Numa manhã, Azul saiu a nadar e, sem perceber, foi se afastando de casa. Encontrou vários amigos: o cavalo marinho, a sardinha e o peixe boi.
Continuou a nadar. De repente veio uma onda muito grande e o levou para longe.
- "Socorro. Socorro, socoooooooorro!" Gritava assustado, mas ninguém ouvia seus gritos, pois ele estava muito longe de casa.
Olhou para os lados e viu que todos os peixes corriam e se escondiam entre as pedras e as plantas. O que estaria acontecendo?
Peixinho Azul foi se esconder dentro de uma concha e ficou esperando...
Os pais de Azul estavam preocupados porque não encontravam o filhinho.
Será que a Baleia Azul encontrou nosso Peixinho Azul? Mamãe peixe chorava.
Azul estava assustado, mas ficou quietinho no seu esconderijo.
De repente, a baleia apareceu enorme, bufando. Sua boca era muito grande.
Com os movimentos da baleia, a concha onde Azul estava escondido, começou a rolar.
Foi rolando, rolando, rolando...
Azul avistou a sua casa e muito contente, saiu da concha e foi correndo abraçar seus pais, prometendo-lhes que nunca mais os desobedeceria.
No dia seguinte, Peixinho Azul contou aos amigos o que lhe havia acontecido e deu um conselho a todos.
- Devemos obedecer nossos pais. Eles sabem o que é melhor para nós, porque nos amam.

Adaptação da história infantil "Peixinho dourado vai passear", de Teresinha Casasanta.

sábado, 14 de maio de 2011

Refletindo sobre o papel das tecnologias integrado ao curriculo• Papel das tecnologias integradas ao currículo

• Papel das tecnologias integradas ao currículo
A tecnologia nas escolas, tem desempenhado um importante papel no ensino modificando cursos em vias formais, e estendendo o currículo como forma investigativa e de construção mais abrangente do ensino da tecnologia compreendendo alguns aspectos dos quais podem ser ensinados por todos os departamentos de uma escola. o reconhecimento do papel mais amplo educacional que a tecnologia pode desempenhar, poderá vir com a incorporação da tecnologia aos currículos dos Sistemas Educacionais, respondendo de maneira satisfatória às necessidades dos alunos.
Usar de maneira consciente, a tecnologia, pode significar um avanço importantíssimo no que se refere a melhoria da qualidade no ensino sendo necessário para isso uma consciência clara do papel das tecnologias neste processo, observando tanto seu papel instrumental como o fato de que as TIC, vem assumindo importantíssimo papel como estruturante do pensamento do indivíduo .Compreendes se a construção do currículo sob uma logica hipertextual abre inúmeras possibilidades para troca de ideias e de saberes múltiplos da aprendizagem .

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agua, fonte de vida








Análise do projeto na ação

TÍTULO DO PROJETO: ÁGUA, FONTE DE VIDA.
Professor(es): Adaídes Facundes, Francisca Fernandes, Raimunda Diniz e Roza Melo.
Escola: Estadual José Costa Soares
Disciplina(s): Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências.
Turma/classe: 5° ano
Duração prevista para o projeto: 2 meses

1. Tema
O projeto teve uma grande aceitação por parte dos alunos envolvidos. A apresentação do mesmo despertou interesse na participação e implementação da metodologia elaborada, especialmente por se tratar de um tema que estimula grande interesse devido sua importância, composição, origem, além dos impactos ambientais que provocam a poluição deste recurso indispensável à vida.
2. Disciplinas
Na primeira ação do projeto todas as disciplinas foram diretamente envolvidas. Num segundo momento, as disciplinas de Ciências e Biologia realizam um encaminhamento e acompanhamento mais intensificado das ações.
Os principais conhecimentos mobilizados foram a base conceitual dos impactos ambientais, bem como o papel e responsabilidade do cidadão com o meio ambiente a que está inserido, o qual envolveu as diversas disciplinas supracitadas.
Para realização dos estudos, alunos e professores se apropriaram de diversos recursos tecnológicos, tais como lousa, apagador, papel sulfite, laptop, jornais, revistas, tesoura, régua, cola, internet, data show, cd, pendrive.
3. Objetivos
Os objetivos previstos estão sendo atingidos. Há certa lentidão em sua concretização em virtude da dificuldade de dedicação de tempo para planejamento e estudo por todas as disciplinas, devido ao cronograma e demanda de trabalho/estudo por elas assumidos anteriormente à proposição do projeto.
4. Ações
Entre as ações previstas, num primeiro instante optamos por iniciar a aula com perguntas aos alunos, isso com a finalidade de ter uma noção do nível de entendimento sobre o tema em destaque.
Em seguida, aspectos relevantes sobre o tema foram levantados, especialmente quanto a sua importância, composição, origem, além dos aspectos ambientais que provocam a poluição desse recurso indispensável à vida, expondo as formas pelas quais a água é encontrada na natureza, instruindo, ainda, um estudo sistemático em relação ao seu ciclo.
No decorrer do projeto, desenvolveremos grupos de discussões para tratar de assuntos diversos, como o desperdício, poluição dos recursos hídricos e doenças, já que estes são algumas das conseqüências do desabastecimento e de uma diminuição dos recursos disponíveis para o consumo.
As etapas previstas contaram com diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, passeios, entrevistas, internet, data show, música e outros já mencionados, utilizando, também, dos materiais restantes, futuramente, a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar.
Acreditamos que o processo mais dificultoso possa estar na avaliação, que deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc.
Contudo, esperamos que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
5. Atitudes
Dentre as principais atitudes e valores a ser vivenciados durante a realização das ações do projeto, destacamos: sensibilização e dedicação pela causa ambiental; interesse e participação na proposição e desenvolvimento das ações; comprometimento; iniciativa; autonomia; responsabilidade e empenho no planejamento da metodologia. Para isso, o projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
6. Resultados
Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez da água.

domingo, 8 de maio de 2011

Relato sobre o andamento do projeto "Água e Vida"

Com a execução do projeto percebemos grandes avanços juntamente com os alunos do 5ª ano "A" e "B".Olha fiquei encantada com o interesse dos alunos , eles tem observado os outros aluno quanto o uso da água nos bebedores , formamos uma equipe para estar divulgando a importância do projeto na escola fizeran cartazes e fizeram sua divulgações aos demais . A escola que não dar importância esses tipos de trabalho não cresse pois os alunos são honestos com seus trabalhos e divulgações.Logo em seguida os alunos vão estar relatando o que entenderam com os trabalhos neste projeto.

Reflexão sobre aprendizagem

Ativ_2-.6_reflexõesobreaprendizagem_adaides_josecostasoares_guaraí
Reflexão sobre a aprendizagem.
Ao realizar o estudo do Eixo 2 que tratou sobre: Conceituar Currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integram tecnologias, propiciar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos; propor atividades que levem ao desenvolvimento de um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC), conclui que, as leituras realizadas, as orientações e discussões contribuíram para a aquisição/ampliação de meus conhecimentos sobre PITEC e que o currículo se constrói à medida que se desenvolve o projeto. E para que o desenvolvimento de projetos traga efetivas contribuições à aprendizagens e propicie uma educação de qualidade, é fundamental considerar os instrumentos e linguagens que fazem parte da cultura da atual geração de alunos que hoje frequenta as escolas e vive na cultura digital da televisão com controle remoto, do telefone celular, do computador, mouse e internet. Ainda que muitas vezes poucos desses recursos estejam em seus lares, as crianças e jovens dessa geração estão mergulhados na sociedade digital. O vídeo Fronteiras Digitais pode ilustrar nossa preocupação diante dos desafios colocados a nós educadores pelos novos modos de se comunicar, pensar, agir e aprender que caracteriza a geração digital.
Nesse contexto, pode-se afirmar que o currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E
isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo? (Moreira,2008)
Conforme lembra a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar, quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar a ação. Por isso, o currículo precisa ter relação entre os compromissos pedagógicos e sociais, favorecendo a formação integral do ser humano.

terça-feira, 26 de abril de 2011

podcast com Léa Fagundes

Atividade 2.5_Prdcast com Léa Fagundes

Segundo Léa Fagundes a sociedade está passando por mudanças profundas em todas as suas áreas, principalmente na forma de ensinar e aprender. Com o surgimento da globalização e tecnologia , há uma grande necessidade de nos atualizar se adequando com os recursos tecnológicos.
As colocações da professora Léa nos fazem refletir acerca do acréscimo das TICs no mundo tecnológico em que vivemos. Sabemos da importância de utilizar estes recursos numa metodologia que envolva o conhecimento do aluno. Pois, as tecnologias já fazem parte do cotidiano dos alunos com a utilização do laptop em sala de aula sendo orientados pelos professores, a estar buscando novo conhecimento em forma de pesquisas com o uso das tecnologias inserido na Unidade escolar.
Nossa função como educadores é buscar essa nova cultura e trazer para dentro de nossas escolas envolvendo alunos, os demais professores, direção, coordenação e sociedade em geral. Hoje um educador não deve somente se aliar dessas novas possibilidades de concretizar o conhecimento, mas também fazer delas um novo currículo transformando as aulas em verdadeiros espetáculos.

Compartilhamento do projeto em ação

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAI
ESTADO DO TOCANTINS
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAI - TO

Tópico Atividade 2.2 - Projeto em ação
Dando ênfase a Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema: Fraternidade e a vida no planeta, elaboramos o projeto: Água , envolvendo os alunos e a comunidade escolar na execução de suas ações: produção/construção, compreensão e socialização do projeto. O projeto é resultante de um dos problemas enfrentados no mundo em que vivemos. Nos anos anteriores os estudos e as atividades escolares e comunitárias estiveram voltados para a valorização das potencialidades existentes no município e a superação das insuficiências encontradas, com prioridade nos estudos, discussões e realização de ações voltadas para os problemas relacionados à preservação e o desperdício da água. Com vimos uma grande necessidade de estar orientando os alunos, levando os a pesquisarem e descobrirem quanto é importante a cuidar e zelar da água em nosso planeta. Pois os mesmo são os futuros que terão de ter essa consciência de cuidar e zelar das águas que se encontra em nosso meio.

sábado, 23 de abril de 2011

Proposta de projeto

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAI
ESTADO DO TOCANTINS
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAI – TO



Cursistas: Adaídes Facundes Souta Barreira
Tutora: Maria Madalena

OBJETIVOS: Reconhecer a importância e utilidade da água na vida das pessoas.
Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos.
Conscientizar-se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares


PROJETO ÁGUA FONTE VIDA

I – JUSTIFICATIVA:

Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: poluição dos rios, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno, (este um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade) atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

II- Conteúdos:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.

• Compreender o ciclo da água.

• Conhecer as causas da poluição da água.

• Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.
.saber a necessidade de se economizar água

• Identificar o percurso da água do rio até as casas.

• Conhecer os estados físicos da água (sólido,líquido e gasoso)

• Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.

• Conhecer as causas da atual diminuição das reservas D’água.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

• Realizar experiências diversas com a água nos seus três estados.

• Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro.

• Observar as conseqüências dessa poluição no meio em que vive.

• Analisar contas de água das famílias dos alunos e discutir sobre o desperdício.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

* Visitar uma estação de captação e tratamento de água.



• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Economizar água nas diversas situações cotidianas em casa e na escola.

• Colaborar para a preservação da água no meio-ambiente.

• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre a água e o meio ambiente em geral
• Valorizar a água, percebendo sua importância para a vida de todos os seres vivos.

• Adquirir hábitos de beber água potável, ou seja, filtrada ou fervida.

II – OBJETIVOS

* Perceber a dependência dos seres vivos em relação a água e ao meio ambiente.
* Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

III- ETAPAS PREVISTAS

Linguagem oral e escrita

* Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto.
* Produção coletiva de pequenos textos.
* Escrita espontânea.
* Cruzadinhas, caça-palavras.
* Jogral
* Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água.
* Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA

* Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo).
* Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
* Situações-problema envolvendo a água.
* Jogo com dado/trilha.

NATUREZA E SOCIEDADE

* Observação do ciclo da água.
* Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
* Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
* Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
* Experiência do pé de feijão.
* Vídeos que abordam o tema.
* Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída.

VISUAL

* Desenho livre e de observação.
* Recorte e colagem.
* Jogo da memória.

MÚSICA

* Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
* Cd Xuxa, Guilherme Arantes.

AVALIAÇÃO
A Avaliação ocorrerá no decorrer da aplicação do projeto, observando a participação e interesse dos alunos, a qualidade dos trabalhos elaborados e exposição
dos trabalhos e palestra com um profissional da rede de tratamento da água.

Recursos
Lousa, apagador, papel suffite, impressora, jornais, revistas, tesoura, régua cola, papel pardo pincel atômico laptop, internet, data show, Cd e pendrive.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

MONTANARI, Valdir, 1951
Pelos caminhos da água / Valdir Montanari,
Cristina Strazzacapa. – São Paulo: Moderna, 1999


Livro da campanha da fraternidade

sábado, 16 de abril de 2011

Curriculo e suas caracteristicas

Como se caracteriza o currículo que se desenvolvem com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de aula?
Percebe que a utilização do computador e como uma ferramenta pedagógica que nos auxilia no processo de ensino aprendizagem e de construção do conhecimento, com a globalização neste momento o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido o uso do computador e internet e um grande avanço para os alunos desenvolver seus raciocínio lógico com mais rapidez e lógica construindo novos caminhos e conhecimentos. Percebe_ se que alunos só aprende quando enfrentam situações didáticas em que são obrigados a ultrapassar obstáculos e a construir novos saberes.

domingo, 10 de abril de 2011

Reflexão sobre aprendizagem

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: Adaides Facundes Souta barreira
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

Reflexão sobre a aprendizagem

Ser professor hoje é viver intensamente no tempo não se esquecendo das tecnologias onde se deve ter consciência e sensibilidade. Essa consciência e sensibilidade vêm sendo construída através de valores, atuando no mundo, das representações de vida, saberes, sentimentos, expectativas presentes no seu cotidiano, com as relações estabelecidas enquanto seres como um todo, dentro das escolas e também as relações entre os próprios professores.
Nesse contexto o professor passa a ser o orientador, o coordenador e o facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Para que sua orientação influa sobre os processos de construção do conhecimento, deve estar atento aos mecanismos das relações interpessoais nas interações com o educando, sem perder de vista que a ajuda pedagógica deve adequar-se às necessidades e características de suas aprendizagens significativas, aprendendo a aprender e construindo seus conhecimentos.
Embora esta teorias entendam o conhecimento como fruto da interação com o meio, faz-se necessário compreender e questionar a especificidade desta interação.
Por tanto a aprendizagem acontece por toda vida, estamos em constante aprendizagem, mas para isso é preciso estar disposto a aprender, ter meios para aprender e alguém que nos oriente nesta aprendizagem.. Na educação os resultados não acontecem de um dia para o outro demoram meses, anos e às vezes décadas o que exige de nos constante atualização, estudo e isso por toda a nossa vida. Porém estas construções necessitam do auxilio de indivíduos mais experientes que possam facilitar o processo mais acessível aprendizagem.
Mudar nossa postura neste sentido para que sejamos autônomos na busca de conhecimento daquilo que acreditamos estar correto para nossa aplicação.
A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo. Um dos meios para alcançar estes resultados é por meio de projetos. A organização por meio da cooperação resultará em uma maior autonomia do aluno e ao mesmo tempo ampliará as fontes de pesquisas. Os conteúdos devem ser selecionados com a intenção de construir conhecimentos mais depurados e mais comprovados possíveis. A instigação deverá ocorrer por meio das indagações, acompanhadas das perguntas: O que? Por quê? Como? Dentro deste contexto, entra em ação a avaliação. Uma ferramenta que por meio do julgamento consciente dirá se os objetivos foram alcançados. O professor deverá ter a habilidade para construir caminhos e mecanismos que possam mediar o conhecimento e ao mesmo tempo mostrar os resultados apreendidos. Nesse sentido, as pessoas mais experientes têm um papel fundamental que o ensino-aprendizagem.

Banco de projetos

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: Adaides Facundes Souta Barreira
NOME DA ESCOLA: ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

Banco de projetos

Objetivo Geral, Objetivos específicos, Desenvolvimento, Recursos: Na pedagogia de projetos, na unidade escolar o aluno aprende no processo de produzir e levantar dúvidas, pesquisar e criar juntamente com o professor. Um dos grandes motivos que leva ao aluno a despertar o interesse por um determinado projeto e o envolvimento dos mesmo, o professor tem o papel de passar informações para criar situações de aprendizagem, com isso o professor precisa acompanhar todo o desenvolvimento do projeto. Toda a atividade ou o conteúdo que seria trabalhado com a turma, junto com os educados o projeto onde constam os seguintes itens: Título Físicos, humanos e financeiros, Cronograma de realização, Culminância, Avaliação e Auto avaliação. E muito interessante, os alunos gostam, a prática de projetos continua sendo trabalhada em nossa escola, em algumas disciplinas ou temas. Os projetos desenvolvidos pela a Escola Estadual José Costa Soares foram: ”Cores sem Preconceito”, “Feirinha”, “PROERD”, “Feira de Bordados”, Projeto UCA “Um Computador por Aluno” “Soletrando tem um outro projeto que despertou me muito em ver quanto foi importante “Higiene pessoal”, show de bola”.
O aluno aprende-fazendo e reconhece a própria autoria da quilo que o produz sendo por meio de investigação que lhe impulsiona a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento dos projetos. Com isso os aluno vão aprendendo a poupar e observar assuntos abordados na vida prática observando os valor dos centavos em produtos que custam menos de um real, as formas e características de jogos esportivos, onde os alunos aprenderam a compreender que todos são iguais independente da cor, raça e etnia, deixando assim o racismo e tratando-se todos de iguais ,sabendo se cuidar quanto a higiene, desenvolveram trabalhos manuais através, a prendendo a trabalhar com os laptops nas sala de aula, desenvolveram melhor o aprendizados e a escrita através do soletrado.
Tecnologias utilizadas: os laptops e máquinas fotográficas para fazer o registro durante o desenvolvimento e da apresentação dos projetos
Comentários: Todos os projetos foram desenvolvidos dentro da unidade escolar, os quais foram um sucesso total, projetando a escola e motivando a autoestima dos alunos, professores, coordenadoras pedagógicas, direção.

sábado, 26 de março de 2011

Projeto e suas Características

Projeto e suas características
Um projeto é um planejamento. A ideia de projeto é dada a uma situação ou a um problema que ao observar devemos analisá-lo, debatê-lo para que possamos, enfim, tirar conclusões juntamente com a clientela da unidade escolar. Pela professora Maria Elisabeth, o uso de projetos em sala de aula tem este intuito: que os alunos sejam investigadores e possam levantar alternativa para soluções do problema criado ou dado. Percebe-se, claramente, a diferença de projeto ou temática na entrevista da professora Maria Elisabeth. Trabalhar com um projeto não é a mesma coisa que dar um trabalho (pra fazer em casa). Ele não é restritivo e não tem um único foco. A participação dos alunos é ativa e isso acarreta mudanças e melhoramento no projeto proposto ou criado.
Nota-se também na entrevista e no artigo como se trabalha com projetos, que o tema projeto em sala de aula não deve ser a única ferramenta do professor para atingir o conhecimento. E que este sempre pode ser engrandecido com outras disciplinas, fontes de conhecimento e aprendizado.
A perspectiva do projeto é uma maior interação professor x aluno e um conhecimento mais enriquecido, refletido, permanente, principalmente, aos discentes.

Diálogo Teórico

Diálogo teórico
Após essa viagem no tempo conhecendo alguns teóricos que marcaram uma trajetória de ideais educacionais.
Jean Piaget - O biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio veio nos mostrar, que educar, é provocar é estimular o aluno a procura do conhecimento.
O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado.
A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança.
Com Piaget, ficou claro que as crianças não raciocinam como os adultos e apenas gradualmente se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Antes de mas nada , Jean Piaget estudou concepções infantis de tempo espaço e movimento. Em seguida ele propõe uma prospectiva da forma lógica de como ensinar demostrando as diferenças individuais de aptidão do aluno para determinados saberes, que lhes são oferecido. Segundo o autor, a prática do ensino deve estar alicerçado e ativo para o desenvolvimento de cada criança ,é preciso também implantar uma relação aluno /escola/aprendizagem, em que aja tarefas que levem o aluno a compreender e participar ativamente da vida.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Meu projeto de vida

Meu projeto de vida profissional

A elaboração de um projeto de vida implica na relação de pensar , repensar o passado, o presente e bem como no futuro de forma cautelosa. Eu sou Adaides Facundes Souta Barreira, casada tenho quatro filhos e três netos, que são uma benção de Deus. Tenho dedicado a minha vida , aos meus pais que já são bem idosos, e a minha família , amigos que precisam de mim de uma palavra amiga e sempre colaborar com o que está ao meu alcançe. Sou membro da pastoral do dízimo, atualmente coordenadora desta pastoral que freqüento com o objetivo de levar a palavra de Deus ao próximo e ser solidaria . Alem de curtir todas essas belezas da vida tenho o prazer de contar que sou pós graduada em ciências e matemática, trabalho na escola Estadual José Costa Soares Como professora do Ensino inicial Fundamental há 26 anos que exerço esta profissão de educadora. Tenho alegria de dizer que sinto me feliz ,pois tenho certeza que é uma tarefa árdua mais no entanto já contribui muito no desenvolvimento de muitas crianças e adolescentes. Mesmo estando próximo a me aposentar quero estar sempre contribuindo no desenvolvimento de muitas crianças ao rumo de buscar novos conhecimento e desenvolvimento de cada um na sociedade , onde estão inseridos.
Falar de projeto é ter bom senso, ser flexível e realista é de fundamental importância ,pois vivemos em um mundo globalizado tecnologicamente, hoje temos que apresentar metas a ser desenvolvida juntamente com seu grupo de trabalho , tais como alunos e educadores buscando soluções a serem executadas em busca de desenvolvimento dando espaço aos alunos a serem pesquisadores adquirindo uma nova aprendizagem, tornando se seres questionadores e pensadores. De fato, a metodologia de projeto potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos,os quais permitem ao educando expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representações.

terça-feira, 1 de março de 2011

Em sala de aula "O que é carnaval"

Escola Estadual José Costa Soares
Guaraí-To
Olá, Vou contar um pouca da minha experiência da aula de hoje com os laptop, Como estamos chegando os dias de carnaval, surgiu muitas dúvidas entre eles ,isto comentários mal passado pelos seus pais e pastores de igreja evangélicas, muitos não explica realmente o que é carnaval. Com isso coloquei os alunos a pesquisar e estudar realmente o que é o carnaval , me surpreenderam com as pesquisas, foi logo surgiram comentários e questionamentos entre eles. Com esta aula entenderam realmente o que é carnaval, trabalhei na aula de história e arte pois eles mesmo descobriram que seria uma aula de arte pois os mesmo viram no conteúdo e chegaram a esta conclusão. Foram copiando em seus cadernos o que encontraram mais interessante. Vamos aproveitar ensinar aos nossos alunos a serem pesquisadores , pois eles são capazes.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Trabalhando com desafios

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAÍ – TOCANTINS

PLANO DE AULA – METODOLOGIA DESAFIOS



Professoras:
Adaídes Souta Facundes e Raimuda Alves Diniz
Série
5° ano

Habilidades a serem desenvolvidas:
Expressar oralmente
Relatar experiências e acontecimentos seguindo uma seqüência lógica da narração
Organizar informações obtidas
Desenvolver raciocínio lógico

Conteúdos:
Português:
Escrita e Leitura
Matemática:
Cálculos e registro de informações


Tempo estimado:
03 aulas – 07 a 09 de fevereiro de 2011

Recursos materiais:
Laptops UCA, quadro branco, papel pardo e cartolinas, pincéis e régua


Desenvolvimento

1ª Etapa:
Apresentar no quadro branco o desafio:

Todos os alunos levaram no primeiro dia de aula um caderno, uma borracha e um lápis.
A professora orienta-os e escreve no quadro o site dando todas as informações para que possam realizar a primeira tarefa com tempo estimado (www.profcardy.com/desafios-de-raciocinio).O primeiro desafio o aluno tem que ter muita atenção e paciência para conseguir atravessar umas pessoas em um barco do lado de um rio para o outro Atividade que envolve 45 minutos.
Travessia da ponte.
É noite e um homem deseja ir de uma cidade y para cidade x.Para atravessar essa ponte leva 10 minutos e nesse ponto a um guarda muito rigoroso e furioso que dormi 5 minutos e fica 5 minutos acordado,sendo que ele não aceita a travessia a noite.Sempre que ver alguém tentando atravessar manda imediatamente voltar.



2ª Etapa:
Discutir com os alunos possíveis formas de resolução. Deixar os alunos se expressarem oralmente. E colocar no quadro as idéias e informações coletados por todos.

3ª Etapa:
Distribuir para os alunos em uma folha dois desafios e explicar sua utilidade, dando direcionamentos iniciais de resolução. Procurando ter responsabilidade,organização e agilidade.

CRIANÇA CADERNO LÁPIS




4ª Etapa
Deixar as crianças resolverem o desafio

5ª Etapa
Corrigir o desafio

6ª Etapa
Preencher os dados em tabela no editor de planilhas (kspread) nos laptops

7ª Etapa
Produzir um texto coletivo narrando os fatos do desafio.

8ª Etapa
Fazer ilustração do texto utilizando o tux paint


Cronograma de Trabalhos:

Etapas Data de realização
1ª etapa 07 de fevereiro de 2011
2ª etapa 07 de fevereiro de 2011
3ª etapa 07 de fevereiro de 2011
4ª etapa 07 de fevereiro de 2011
5ª etapa 07 de fevereiro de 2011
6ª etapa 08 de fevereiro de 2011
7ª etapa 09 de fevereiro de 2011
8ª etapa 09 de fevereiro de 2011


Avaliação:
A avaliação ocorrerá por meio da participação oral dos alunos nas atividades propostas. Irá ter respostas que não serão coerentes ao desafio mais a proposta é a seguinte: fazer com que a criança desenvolva o seu raciocínio e tente resolver a atividade.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aulas

As aulas começaram muitas coisas vem por ai, caras novas ,alunos novas expctativas ,
com isso temos que está renovando os nossos conhecimentos, no primeiro dia de aula a cobrança foi grande pelo laptop.Apresentei um texto muito bonito que fala do amor , respeito ,esperança e fé , questionamos sobre os valores de cada um.