domingo, 8 de maio de 2011

Reflexão sobre aprendizagem

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Reflexão sobre a aprendizagem.
Ao realizar o estudo do Eixo 2 que tratou sobre: Conceituar Currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integram tecnologias, propiciar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos; propor atividades que levem ao desenvolvimento de um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC), conclui que, as leituras realizadas, as orientações e discussões contribuíram para a aquisição/ampliação de meus conhecimentos sobre PITEC e que o currículo se constrói à medida que se desenvolve o projeto. E para que o desenvolvimento de projetos traga efetivas contribuições à aprendizagens e propicie uma educação de qualidade, é fundamental considerar os instrumentos e linguagens que fazem parte da cultura da atual geração de alunos que hoje frequenta as escolas e vive na cultura digital da televisão com controle remoto, do telefone celular, do computador, mouse e internet. Ainda que muitas vezes poucos desses recursos estejam em seus lares, as crianças e jovens dessa geração estão mergulhados na sociedade digital. O vídeo Fronteiras Digitais pode ilustrar nossa preocupação diante dos desafios colocados a nós educadores pelos novos modos de se comunicar, pensar, agir e aprender que caracteriza a geração digital.
Nesse contexto, pode-se afirmar que o currículo é um elemento central na definição daquilo que nós somos, daquilo que seremos futuramente. É nesse sentido que o currículo é, sem dúvida, crucial nesta definição das identidades dos nossos alunos. E
isso nos obriga a constantemente refletir sobre: que identidades estaríamos formando na escola e que identidade nós desejaríamos, então, formar nesse mundo em que estamos vivendo? (Moreira,2008)
Conforme lembra a autora Thurler (2001), um projeto tem maiores chances de se concretizar, quando seus objetivos são realistas, uma vez que o projeto necessita, em primeiro lugar, explorar os possíveis, depois cristalizar uma escolha, a seguir especificar o que se quer e o que se pode e, enfim, realizar, ou seja, passar a ação. Por isso, o currículo precisa ter relação entre os compromissos pedagógicos e sociais, favorecendo a formação integral do ser humano.

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